A importância do sódio

Diferente do que se imagina, essa substância não está apenas presente no sal de cozinha, mas também está nos doces, principalmente nos produtos industrializados

O cuidado com os alimentos que consumimos deve ser levado a sério, pois o sódio é utilizado para dar sabor e tempo de prateleira aos produtos, está presente na indústria na conservação tanto de doces como salgados, enfim, é encontrado em quase todos os alimentos. 

Mas ele não é necessariamente um vilão, o sódio é importante e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada nas quantidades estabelecidas e seguras para a saúde que deve ser de 2,4 g por dia. Este mineral participa de funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois regula o volume sanguíneo, tem papel importante nos impulsos nervosos e na contração muscular. O problema está na quantidade em que essa substância é consumida. O brasileiro costuma ingerir cerca de 5 g de sódio por dia, o dobro do recomendado e isso pode provocar inúmeros malefícios à saúde. 

COMPARTILHAR