Coração em boa forma

cardioCom o início do verão, aumentam os cuidados com o corpo e as pessoas ficam mais dispostas e propensas a realização de uma atividade física. Então fica a pergunta; Qual a atividade física devo realizar para melhorar minha saúde garantindo a saúde de meu coração?

Para a maioria o tipo de exercício mais recomendado é o aeróbico, o qual leva a uma melhora no desempenho cardiorrespiratório. As atividades aeróbias podem ser as caminhadas, corridas em passo lento, corridas rápidas, natação, hidroginástica, ciclismo, danças e outras formas que completem a qualidade de vida destas pessoas.

Manter o coração em boa forma é um trabalho diário, constante e necessário, como receitam os médicos e manda o bom senso. As academias de ginástica estão em cada esquina e as dicas sobre exercícios e cuidados com o coração inundam revistas, internet, TV e qualquer outro meio de comunicação. Mesmo com tanto estímulo, e apesar da informação abundante, manter o coração em perfeita saúde, ainda que seja simples, pode requerer uma atenção especial e alguns cuidados específicos e individuais

Sabe-se que a regularidade e intensidade adequadas são componentes fundamentais para se dosar o exercício a níveis saudáveis. A atividade física atualmente deve ser interpretada com uma terapia (tratamento), e como todo tratamento a dose certa é importante, doses pequenas fazem pouco efeito, dose exageradas podem trazer problemas. É “muito mais seguro” iniciar uma atividade suavemente e ir aumentando a freqüência e a intensidade gradativamente, de acordo com a adaptação do corpo ao exercício realizado. Além disso, por precaução, convém consultar um médico antes de começar a pedalar, correr, nadar ou caminhar a fim de obter condicionamento físico

A freqüência de atividade para adultos saudáveis pode ser considerado de 3 a 5 vezes semanais, mantendo intervalos regulares. Sobre o tempo, inicialmente, pode-se levar em consideração o sedentarismo, portanto abordaremos de 20 a 30 minutos, mantendo de 50 a 70 % de sua capacidade funcional. O importante para quem possui algum tipo de cardiopatia é que a atividade física deve ser uma grande aliada na sua estabilização e cura de certos problemas relacionados ao dia a dia, porém saiba que antes de realizar uma atividade física, procure antecipadamente seu médico e também um professor de educação física capacitado para obter uma melhora física e também mental. Boa sorte!!!

Vantagens da caminhada:

Apenas trinta minutos de caminhada diariamente ajudam a:

– prevenir ataques e problemas do coração;

– controlar a pressão arterial;

– reduzir os níveis de colesterol;

– tonificar os músculos e fortalecer os ossos;

– aumentar os níveis de energia e tirar o máximo proveito de sua vida;

– controlar o peso, melhorar o sono;

– aumentar seu bem estar físico e mental.

Criar o hábito de caminhar:

– começar devagar, apreciar o que está a sua volta e, gradualmente, estabelecer meia hora de caminhada por dia;

– usar sapatos e roupas confortáveis;

– beber um copo de água antes e depois de caminhar;

– evitar caminhadas longas após as refeições;

– dar passos moderados no início e no final da caminhada;

– caminhar com outras pessoas pode ser muito mais agradável que caminhar sozinho

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