O verão vem aí… e com ele os cuidados com os olhos

cocCom a chegada da estação quente e das férias, a  população fica em contato  com excessiva claridade ,sol .cloro ,ar condicionado e areia – agentes irritantes  dos olhos e que podem causar sérios problemas visuais .Com os termômetros  marcando temperaturas altas ,a maioria da população  procura  pelo sol ,água e areia .Mas é preciso  cuidado  quando o tema é a relação  dos olhos com esse trio .No verão , a incidência  de conjuntivites,alergias  e  irritações oculares causadas  pelo cloro ,protetores solares e bronzeadores  chega a ser dez vezes maior do que nos demais meses do ano ,

A excessiva  claridade pode provocar reações alérgica e queimaduras graves . Um exemplo é a Ceratite Actínica , na qual a córnea fica machucada ,provocando  nos olhos a sensação  de desconforto ,como se houvesse um cisco ,porém sem secreção ,além de provocar a vermelhidão .O problema é causado pela exposição dos olhos aos raios ultravioletas.

Para evitar  estragos causados pelos raios ultravioletas (UV) ,a melhor opção ,é a escolha de um par de óculos escuros  com lentes adequadas .Além dos óculos escuros de procedência  ,que bloqueiem pelos menos 99% da radiação ultravioleta .

Lente de contato

Para quem usa lentes de contato,os cuidados devem ser redobrados .Além de não abrir os olhos debaixo d’água – recomendação  que vale para todos , os usuários de lentes devem também utilizar óculos  de sol .Os raios UV ainda podem causar muitos danos á visão .Isso não quer dizer ,entretanto , que os óculos mais escuros são os que oferecem melhor proteção . O filtro UV pode ser colocado até mesmo em lentes transparentes.No caso de qualquer contaminação ,o aconselhável é lavar bem os olhos  com água filtrada ou soro fisiológico .

Além disso ,é importante a consulta ao oftalmologista  para a indicação de colírios ou tratamentos adequados para impedir a progressão  do problema .

“verão é época da disseminação de conjuntivites”

A conjuntivites  pode ser causada por vírus ou bactérias ,levando a quadros diferentes ,que requerem tratamentos também distintos .Os sintomas  são :presença de olhos vermelhos ,lacrimejantes ,dor persistente ,sensação de que há areia nos olhos ,dor ao olhar pra luz e pálpebras inchadas .

No caso das bacterianas  ,há uma grande  produção de secreção amarelada e ,pela  manhã  ,a pessoa  acorda com as pálpebras “grudadas”.                                                                                                                        A transmissão acorre de pessoa a pessoa,por meio de objetos contaminados (toalhas ,travesseiros ,lenços) e dissemina-se rapidamente em ambientes como escolas ou creches . O tratamento das conjuntivites  bacteriana  é feito  com uso de colírios de antibióticos . No caso das viróticas, o tratamento consiste em lavagem e manutenção  de cuidados de higiene.

COMPARTILHAR